O Parque Natural da Ria Formosa começa na zona da Quinta do Lago (Praia do Ancão) e estende-se por cerca de oceano Atlântico através da 60km até à Praia da Manta Rota. É uma zona de sapal que separa o território continental do Oceano Atlântico através da formação de várias ilhas barreira. Estas ilhas são praias longas de areia branca e fina cobertas de conchas magníficas junto à água cristalina do oceano. As ondas são, normalmente, pequenas e a temperatura da água mais quente que nas zonas mais a Oeste.

O sistema da Ria Formosa tem um papel importante na economia local, tanto do ponto de vista turístico, como do ponto de vista da indústria marisqueira (como são exemplo os viveiros de amêijoa-boa). Mais recentemente, graças a diversos projectos de investigação realizados na Universidade do Algarve, têm sido desenvolvidos, também, biotecnologias que usam os recursos naturais da ria e que têm potencial para se vir a revelar bastante lucrativas no futuro próximo.

Mas, acima de tudo, se gosta de observar a natureza à sua volta, lembre-se de que este parque natural faz parte da rota migratória de muitos pássaros. De facto, encontrará na própria Quinta do Lago vários abrigos para observar pássaros, mesmo no limite de alguns campos de golfe.

Quer venha por um curto período de tempo ou já se tenha rendido à beleza inquestionável do Parque Natural da Ria Formosa e da qualidade de vida da zona central do Algarve, certifique-se de que consulta o nosso portfolio de vivendas luxuosas no Monte da Quinta, Quinta do Lago, Vale do Lobo, The Crest e muitas outras localizações. Estamos aqui para ajudar, por isso contacte-nos caso precise de mais esclarecimentos.