A pequena e pitoresca cidade de Loulé encontra-se no alto, olhando sobre o mar, a 15 minutos da Quinta do Lago ou de Vale de Lobo (Almancil) e a 10 minutos do condomínio The Crest em Vale Formoso. Loulé pode orgulhar-se da sua extensa história – com cerca de 1000 anos. Embora haja vestígios de presença humana na zona desde o Paleolítico, foram os romanos quem lhe deu um maior impulso e, depois deles os Árabes, que a chamaram de Al-‘Ulya’. Foi conquistada pelos Portugueses em 1949, sendo devota às tradições católicas desde então, como se pode comprovar por altura da “Festa da Mãe Soberana – uma procissão que ocorre todos os anos com a imagem da Nossa Senhora da Misericórdia.

A calma e charmosa cidade velha está rodeada pelas muralhas do castelo, onde poderá ter a sensação de ter recuado várias centenas de anos no tempo e ser transportado para uma medina árabe convertida numa cidade católica medieval sul-europeia. O estilo arquitetónico do mercado municipal relembrá-lo-á disso mesmo. Por essa razão, o Festival Med, que tem lugar todos os anos em Junho, tem um carisma mágico ao trazer ao calorento Algarve músicos brilhantes do Mundo inteiro para este espetáculo de música do Mundo.

Antes disso, no entanto, mais para o início do ano, poderá disfrutar de um outro tipo de divertimento. O Carnaval de Loulé é um dos maiores e mais elaborados do país, contando já com uma longa tradição.

Mais recentemente, o mercado de Loulé tem recebido o Festival do Chocolate, em Fevereiro. Nesses dias, poderá lá encontrar chocolate em todos os formatos: barras, trufas, bombons, líquido (chocolate quente) ou em bolos, tortas, bolachas, gelados, mousses… Anão perder!!!

No Verão, quando as noites são quentes, Loulé apresenta-nos a “Noite Branca”. Uma noite especial com performances e concertos pelas ruas da baixa, com as lojas abertas até tarde e muita animação. Não se esqueça de se vestir de branco…!

Resumindo, Loulé além de ser uma cidade com muita história também conta com variados eventos interessantes ao longo do ano e conta com um posicionamento estratégico – dentro de minutos encontra-se na Quinta do Lago, em Almancil, Vale de Lobo e Vilamoura, onde pode disfrutar de todo o conforto de uma vivenda luxuosa dentro de um condomínio privado no Monte da Quinta ou The Crest, por exemplo.